Terça, 26 Set 2017

CBTS - Certificação Brasileira de Teste de Software

 

Sobre a certificação

A Associação Latino Americana de Teste de Software (ALATS), criou a Certificação Brasileira de Teste de Software (CBTS) para atender a uma exigência do mercado brasileiro na Área de Qualidade de Software.

O objetivo da CBTS é estabelecer um padrão em conformidade com os requisitos para uma avaliação da qualificação dos profissionais na área de Qualidade de Software. Adquirir o certificado CBTS para o profissional da área é um grande diferencial, pois indica que o mesmo possui um excelente nível de competência profissional nos princípios e nas práticas de Qualidade de Software, dentre os demais profissionais de TI.

Tornar-se um certificado CBTS, significa tornar-se membro de um grupo seleto de profissionais reconhecidos na área de Área de Qualidade de Software. Receber este reconhecimento de sua competência é conseguir uma ascensão potencialmente mais rápida em sua carreira, e uma maior aceitação no mercado.

Perfil dos candidatos

O perfil dos candidatos ao exame do CBTS se estende aos profissionais que desejam obter um reconhecimento técnico para o mercado brasileiro na Área de Qualidade de Software.

Isto inclui desde à Diretores de TI, Gerentes de Projetos, Gerentes de Qualidade, Gerentes de Desenvolvimento de Software, Analistas de Sistemas, bem como todos os profissionais já envolvidos diretamente na área de Qualidade de Software como os Testadores, Líder de Teste, Gerente de Teste, Auditor de Qualidade de Software, Arquiteto de Teste e Analista de Teste.

Informações sobre a prova

A prova possui 40 questões de múltipla escolha, baseadas no livro Base de Conhecimento em Teste de Software.

A prova deverá ser concluída em até 90 minutos.

Uma mudança muito importante é que, agora, a prova será feita pelo computador remotamente, não havendo necessidade de deslocamento por parte dos candidatos até os locais de prova. A prova seguirá o sistema Online Proctored, ou seja, será feita remotamente mas assistida por um Proctor, que fará o check-in dos candidatos, habilitará e acompanhará a prova.

A ALATS adotou a plataforma Mettl, como plataforma dos seus exames Online Proctored.

Data da prova

Consulte o calendário divulgado.

Horário

A prova começará às 09:30 e terminará às 11:00, horário de Brasília.

Recomendamos que os candidatos estejam online a partir das 8:30 para o check-in.

Inscrição

Para realizar a inscrição, o candidato deverá:

  1. Efetuar o cadastro na plataforma Mettl - https://alats.mettl.com/applicant/signup
  2. Validar o e-mail recebido, para completar o cadastro (instruções fornecidas por e-mail)
  3. Efetuar o login na plataforma Mettl - https://alats.mettl.com/applicant/login
  4. Clicar no ticket com o valor da prova ou no nome da prova
  5. Selecionar o slot (data e horário) e seguir o processo

O pagamento será feito através do PayPal, que está integrado à plataforma Mettl.
Valor da prova: $90.00 USD (noventa dólares)

Resultado

A divulgação do resultado da prova será feita imediatamente ao término da prova.

Também será disponibilizado, para cada candidato, um relatório sobre o seu desempenho na prova, que informará as questões que o candidato acertou e errou relacionadas a cada capítulo do livro Base de Conhecimentos em Teste de Software. Através deste relatório, os candidatos que não tiverem atingido a pontuação necessária para aprovação, poderão fazer uma análise do seu desempenho e identificar quais assuntos necessitam aprimorar seus conhecimentos, antes de realizarem a próxima prova.

Requisitos técnicos

Os requisitos técnicos necessários para realização do exame, podem ser conferidos neste link: https://mettl.com/technical-requirements

Políticas e Protocolos para a Prova

A prova poderá ser feita em casa ou no seu local de trabalho. Entretanto, algumas medidas devem ser respeitadas:

  • O local onde o candidato fará a prova, deve ser um local fechado, com porta fechada e sem distrações
  • Durante a prova, não é permitida a presença de outras pessoas no local onde o candidato fará a prova

Verificação da identidade

Durante o processo de check-in, o candidato deverá apresentar um documento com foto. Os documentos aceitos para este procedimento são:

  • RG
  • CNH
  • Passaporte

Durante o check-in será tirada uma foto do candidato e do documento apresentado. O nome do candidato deverá ser o mesmo usado no credenciamento.

Verificação do local

Com a webcam ou laptop, o candidato deverá fazer um giro, lentamente, de 360o na sala onde realizará a prova. O candidato não será habilitado a fazer a prova se esta etapa não for concluída com êxito.

O proctor irá procurar por riscos à segurança e credibilidade do exame, tais como (mas não restrito):

  • Monitores adicionais - se houver algum monitor adicional, o candidato deverá desplugar o monitor do computador e removê-lo da mesa.
  • Computadores adicionais (Desktop, Laptop, Tablet) - se houver algum computador adicional, o candidato deverá desligá-lo e fechá-lo (no caso de laptop).
  • Livros - não deve haver livro algum aberto, perto ou longe do candidato. Tampouco deverá haver livros sobre a mesa.
Outras informações
  • Durante a prova o candidato não poderá acessar itens pessoais, tais como: relógios, calculadoras, tablets e/ou outros dispositivos eletrônicos, livros, carteira, bolsas, mochilas, caderno ou qualquer outro tipo de material que não seja explicitamente aprovado pelo Proctor.
  • Não é permitido intervalo durante o exame, logo não será permitido que o candidato se ausente do recinto, tampouco saia da frente da câmera. Ao fazer a prova, o candidato entende e aceita que ao realizar um intervalo e/ou se ausentar do recinto ele será imediatamente reprovado no exame.
  • Comer, beber, fumar e mascar chiclete não são permitidos durante o exame.
  • O candidato terá que fechar todos os programas antes do início do teste, inclusive outros chats deverão ser fechados, para evitar distrações durante a prova.
  • O candidato não poderá receber tipo algum de assistência durante a prova, tampouco poderá permitir que outras pessoas tenham acesso às questões da prova.
  • Qualquer problema técnico que ocorra durante a prova, o candidato deverá comunicar ao Procto imediatamente.
  • O candidato não poderá copiar ou gravar as questões da prova.
O candidato que realizar o pagamento da prova, estará automaticamente concordando com os termos.